Durante a fase I do projeto (2014-2015) serão desenvolvidos os vários módulos de ensino, os quais: (a) fazem uso de uma abordagem de ensino IBSE com recurso a aplicações da Web 2.0; (b) abordam aspetos da IIR do tema em causa, nomeadamente implicações sociais e ambientais, aspetos éticos, entre outros; (c) incluem sugestões metodológicas para os professores acerca da implementação do módulo em sala de aula; (d) disponibilizam fontes de informação adicionais sobre o tema em questão e, (e) permitem aos alunos planear uma exposição sobre o tema investigado, a qual realce os fenómenos e propriedades mais relevantes e aborde as implicações sociais e ambientais, numa perspetiva IIR.  Em meados de 2015 os diferentes módulos, listados abaixo, estarão disponíveis nas línguas dos países em que foram concebidos. No final desse ano estarão disponíveis noutras línguas. À medida que forem estando disponíveis, todos os módulos serão publicados no SCIENTIX bem como neste website.

  • Envelhecimento saudável (Holanda) 
    Neste módulo, professores de Biologia, Química e Física, trabalhando em conjunto com investigadores do Carbohydrate Competence Center, desenvolverão materiais de ensino relacionados com um dos seus projetos de investigação. O objetivo é tornar claro o modo como cientistas e indústria trabalham em conjunto na implementação de ciências fundamentais em produtos alimentares de consumo corrente, destinados a um estilo de vida mais saudável.
  • Oceanografia e genómica (Portugal)
    Em 2010, Portugal apresentou à Organização das Nações Unidas a proposta de extensão da sua plataforma continental, de modo poder alargar a jurisdição para além dos Açores e adquirir o direito de exploração dos recursos marinhos naturais até 350 milhas ao largo da sua costa. Se aceite, Portugal verá duplicar a área marítima sob sua jurisdição, passando de 1,8 milhões de Km2 para, aproximadamente, 3,6 milhões de Km2, uma área que corresponde, aproximadamente à área ocupada pela União Europeia. A plataforma continental apresenta um enorme potencial de recursos naturais vivos e não vivos. Esta oportunidade levanta importantes questões.
  • Oceanografia e alterações climáticas (Alemanha) 
    Este módulo incide sobre os métodos e processos modernos utilizados no domínio da investigação oceanográfica. Ao combinar conhecimentos da Química, Física e Biologia, o módulo permite uma visão interdisciplinar sobre o tema. Os diferentes aspetos da IIR serão alvo de discussão segundo uma abordagem global e local.
  • Alterações climática (Finlândia)
    As alterações climáticas terão substanciais implicações mundiais no domínio ambiental, social, económico e ético. As ciências atmosféricas desenvolvem esforços no sentido de melhor compreender os fenómenos e os fatores que afetam o aquecimento global, bem como discutir questões públicas que estão na ordem do dia.
  • Sustentabilidade e energias renováveis (Israel) 
    Do ponto de vista académico e industrial existe uma consciência crescente de que a energia e o ambiente apresentam, à sociedade atual, desafios prementes que devem ser abordados de um modo global. Muitos dos efeitos globais são desencadeados por dois fatores: o crescimento populacional e o aumento das necessidades energéticas, quer se trate de países em desenvolvimento como de países desenvolvidos. Se trouxermos para a discussão as diversas preocupações ambientais que acompanham as sociedades modernas, vemo-nos chegados à necessidade de desenvolver tecnologias limpas e sustentáveis que permitam gerar e armazenar energia. Estas preocupações, assim como a crescente demanda energética, enfatizam uma vez mais a necessidade de se adotarem globalmente, tecnologias mais eficientes. Segundo Sutcliffe (2011), focar deliberadamente a investigação e os produtos da inovação científica nas necessidades sociais e ambientais é uma das principais preocupações da IIR.
  • Nanomateriais (Roménia)
    O módulo incidirá sobre os nanomateriais que podem ser utilizados em diferentes áreas, desde o setor das energias renováveis até ao do restauro em museus. As estruturas nano-materiais são compreendidas como fazendo parte de um cenário maior: desde peças macroscópicas, até nano-estruturas construídas átomo a átomo, molécula  a molécula. Os fenómenos relacionados com esta temática, assim como os materiais mais comummente utilizados, podem ser facilmente abordados e ser alvo de experimentação no campo da Educação em Ciências. O módulo será enriquecido com o tema da aplicação de nano-materiais em nanobiotecnologia, especialmente utilizada para fins terapêuticos, mas também com o tema dos nano-sensores dedicados ao processamento e segurança alimentares.
  • Nanociência (Turquia)
    Este módulo inclui os conceitos fundamentais e as principais ideias relacionadas com a nanociência, os principais avanços científicos no que concerne a aplicações da nanotecnologia nas ciências da saúde, bem como os seus aspetos sociais e éticos tomando como perspetiva a IIR, recorrendo à estratégia de ensino IBSE.
  • Aplicações da nanociência (Grécia)
    Tendo por base o tópico "propriedades dependentes do tamanho" no campo da nanotecnologia, este módulo terá como foco o desenvolvimento de nanomateriais aplicados nas áreas da Óptica, Sensores, Fotovoltaico, Optoeletrónica, Eletrónica, Foto-catalítico e Biomedicina, bem como o seu impacto em muitas outras áreas de desenvolvimento tecnológico e social, tomando como perspetiva a IIR.
  • Nanociência e Nanotecnologia (Itália) 
    Tomando como ponto de partida as aplicações da nanotecnologia, o módulo pretende alertar os alunos para a importância da ciência na vida quotidiana, bem como promover a construção de conhecimentos físicos e químicos essenciais para a compreensão da utilização e implicações da nanociência e da nanotecnologia. O módulo abordará ainda questões éticas relacionadas com o desenvolvimento da nanotecnologia, assim como o background histórico das teorias atómica e molecular que permitem aos alunos melhor compreender o nanomundo.
  • Nanotecnologia (catálise) (Polónia)
    O módulo tem como foco as propriedades dependentes da escala dos nanocristais e dos materiais nanoporosos, bem como as suas aplicações nos processos catalíticos utilizados no âmbito da proteção ambiental. Serão introduzidos conceitos básicos relacionados com a nanociência, nanotecnologia e catálise através de atividades baseadas no ensino IBSE, exemplificados através dos resultados de investigações atuais e das aplicações existentes. Serão também abordadas questões relacionadas com o potencial da nanotecnologia para responder aos desafios e necessidades atuais, bem como questões relacionadas com os riscos para a saúde e para o ambiente decorrentes do uso generalizado dos nanomateriais.

Se tiver alguma questão relacionada com os módulos, queira por favor contactar o parceiro responsável pela construção do módulo em causa.